Mais do que uma poderosa fonte de ferro, os espinafres são, também, um alimento que, quando consumido nas devidas proporções, em muito poderá contribuir para uma rápida e saudável perda de gordura corporal. Apesar de ainda não serem muito conhecidos pelas suas capacidades neste âmbito, especialistas recomendam que os espinafres façam parte de qualquer dieta de emagrecimento, na medida em que poderão aumentar significativamente as probabilidades de se vir a obter todos os resultados desejados.
Para além de auxiliarem eficazmente na perda de peso, os espinafres representam um alimento extremamente saboroso, que poderá facilmente ser adicionado a uma enorme diversidade de receitas culinárias.
Dotado de um baixo valor calórico, os espinafres ajudam a prevenir a ingestão excessiva de calorias, geralmente responsável pela acumulação de gordura em todo o corpo. Não só baixo em calorias, os espinafres são, também, um alimento altamente energético, que lhe possibilitará adquirir tudo aquilo de que necessita para enfrentar o desgaste físico e mental do quotidiano sem para isso ter de recorrer ao consumo desmesurado de fontes de energia mais perigosas, como é o caso dos doces e dos cereais. Os espinafres também são ricos em nitrato, uma substância que promove o bom desempenho das células musculares, facilitando assim o desenvolvimento e manutenção de massa muscular.
Para além de tudo o que já foi referido, os espinafres também se fazem acompanhar de uma concentração bastante elevada de nutrientes como o cálcio, fósforo, vitamina A e vitamina B, que ao promoverem o bom funcionamento geral do organismo, também auxiliam a perda saudável de gordura corporal. Vale também a pena referir que os espinafres fazem um excelente trabalho no aceleramento do metabolismo, o que é de vital importância no processo de eliminação de gordura corporal.
Para que os benefícios possam ser sentidos, os profissionais recomendam valores médios diários na ordem das 300 gramas.