Font Size
   

Programa Residências MAMAM no Pátio 2010

PROJETO RESIDÊNCIAS EM FLUXO

 


Ao longo deste ano, serão realizadas duas residências artísticas, com um artista paraibano e outro cearense, e dois artistas pernambucanos serão enviados para realização de residências no Usina Cultural Energisa (PB) e Sobrado Dr. José Lourenço (CE).


O intercâmbio, entre as três instituições, faz parte do Projeto Residências em Fluxo, que foi contemplado no edital BNB de Cultura, em parceria com o BNDES.

Os artistas selecionados foram:

  • Manoel Fernandes (PB)
  • Coletivo Máquinas que não Funcionam (CE)
  • Katalina Leão (PE)
  • Izidório Cavalcanti (PE)
  • Cristina Carvalho (PB)
  • Francisco Zanazanan (CE)

As residências terão duração de 30 dias. O artista usará o espaço expositivo como atelier aberto pelos 30 dias de residência, neste período o público visitante poderá acompanhar o processo de construção do trabalho, conversar sobre os conceitos dos mesmos, e visualizar – e caso o artista deseje, também participar – da produção e montagem dos mesmos.


O trabalho será construído a partir da relação do artista com a cidade que o acolherá, e o resultado desta residência poderá gerar uma produção em vídeo, uma palestra com apresentação do processo, ou simplesmente uma mostra final (exposição). A residência artística tem um caráter experimental e participativo, propiciando aos artistas uma vivência que enriquecerá o desenvolvimento da produção dos mesmos. Os resultados finais gerarão trabalhos pensados para o local onde será construído, visto que a residência proporciona uma vivência do artista com o local e a produção a partir dessa relação, levando à construção de um Site Specific­, ou Sítio Específico. A Residência Artística é uma das formas mais peculiares de apoio e incentivo ao desenvolvimento das artes e, vem se consolidando em vários países como estratégia de desenvolvimento da produção artística local e da promoção de trocas de experiências e ações interculturais.




 

Assinar Newsletter

Nome
E-mail*

Redes Sociais

facebook_icon   wordpress_logo   twitter_icon   youtube_icon  Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhaes